Refletir está se tornando uma arte perdida?
Devido a grande quantidade de informação disponível, temos a tendência de não absorver todo o conteúdo lido e captamos apenas o significado mais importante. Não paramos para refletir sobre certos assuntos, e acabamos acatando a opinião dos autores e não desenvolvendo um ponto de vista próprio. Por outro lado, essa variedade de assuntos e temas nos permite combinar diferentes opiniões e conhecimentos, e assim, formar o nosso próprio ponto de vista e nosso próprio conceito sobre o assunto.
Carolina Maia do Nascimento
Acho que muitas pessoas são facilmente sugestionadas por aquilo que lêem. Acreditam cegamente no que foi lido e tomam aquilo como verdade absoluta ou até mesmo estilo de vida. Falta nesses casos um senso crítico próprio para refletir, discernir e formular suas próprias opiniões. Todavia, a variedade de assuntos é benéfica sim, desde que a pessoa tenha cultura e intelecto suficientes para saber aproveitar as informações.
ResponderExcluirEu acho sim que refletir tá cada vez mais raro. Tem muita informação, muita velocidade de aprendizado, muito pouco tempo, muitos muitos
ResponderExcluire a gente não para pra absorver isso
pra associar. A humanidade está num desenvolvimento tecnológico imenso, mas que traz consigo um aumento gigantesco nas informações a serem processadas a cada dia.
Hoje as pessoas estão viciadas em informação e as buscam da maneira mais fácil e objetiva possível. É importante refletir e cada vez mais fazer de cada uma, um item a mais para nossa bagagem cultural. Dessa forma, essa quantidade de informação que hoje está disponível passa a ser um conteúdo que serve como referência para todas as nossas atividades durante o dia-a-dia.
ResponderExcluirVivemos numa sociedade "fast-food", onde tudo é imediato, desde nossa comida, aos nossos relacionamentos...
ResponderExcluirE com a informação, não é diferente.
Pena que hoje, cada vez mais, é difícil ver pessoas com opinião própria... A grande maioria assite as mesmas novelas e reallity shows, e ouve as mesmas "músicas", pois é isso que "todo mundo faz".
A facilidade em obter informações, permite que qualquer coisa seja disseminada nos meios de comunicação...
Onde vamos parar desse jeito?
Eu me preocupo com isso..
Opinar é expressar nossa ponderação extraída da aglutinação do conhecimento absorvido pelo experimento próprio e de terceiros. Nossa reflexão será tão mais aprofundada quanto maior for a quantidade e qualidade de conhecimento adquirido sobre a matéria em questão.
ResponderExcluirDesde os primórdios da humanidade até os dias atuais muita coisa mudou e tal mudança torna cada vez mais complexo nosso cotidiano de afazeres e responsabilidades. Entretanto, uma variável tem permanecido estática - a duração do dia. Sim, isso implica em fazermos cada vez mais no mesmo intervalo de tempo, em moldarmos e criarmos filtros para colhermos apenas o supra sumo do conhecimento.
Quantas vezes lemos um livro de centenas de páginas para no fim resumi-lo em poucas linhas. No resumo temos a praticidade e celeridade porém perdemos a arte e a prazerosa viagem que a leitura delongada nos proporciona.
Que nossa evolução é brilhante não há dúvida. Que sua forma é a mais apropriada ainda há muito o que discutir.