domingo, 10 de abril de 2011

Apresentação : Valorização da Cauda Longa

Princípios básicos da web 2.0 cauda longa

A inspiração do termo cauda longa é devido ao formato do gráfico que representa o volume de pessoas interessadas em um produto. A parte esquerda do gráfico e de maior largura e menor comprimento representa os produtos produtos populares, poucos produtos que são muito consumidos, a parte da direita do gráfico representa os produtos não populares, onde cada produto tem pouca saída em relação aos populares e a diversidade de produtos é bem maior.

Cauda longa se refere então à venda/distribuição de produtos ou serviços que não são muito populares, como por exemplo em uma loja de CDs/DVDs musicais, a maioria das pessoas entra na loja procurando por CDs de bandas e pessoas que estejam fazendo sucesso no momento, mas há algumas pessoas que entram na loja em busca de material de bandas mais desconhecidas. Essas pessoas e os produtos que elas consomem fazem parte da cauda longa.

As lojas reais estão geralmente mais interessadas em vender um grande número de exemplares de um mesmo produto, procurando satisfazer os clientes que representam a cabeça da cauda. Com a internet, é possível aumentar a variedade de produtos sem ter despesas adicionais com o gerenciamento de espaço da loja.

Já lojas virtuais podem oferecer produtos diversificados sem a necessidade de mantê-los em estoque. Ao ser requisitado por um cliente, o vendedor realiza um processo de criar ou importar o produto para passar ao cliente.

Com essas possibilidades, a loja possui uma prateleira infinita, com produtos que podem agradar a todas pessoas que pertencem à cauda longa, e não somente aquelas que estão na cabeça. Para os vendedores isso é uma excelente oportunidade para gerar lucros. Para os usuários é uma comodidade muito grande, principalmente para pessoas com gostos diversificados.

O conceito da Cauda Longa aplica-se não só à venda de produtos, mas também ao acesso gratuito de conteúdo digital. São identificadas 3 forças propulsoras do fenômeno da cauda longa:

- maior acesso a ferramentas para produção de determinados itens, como CDs;

- maior facilidade na disponibilização dos itens no meio digital;

- maior facilidade de encontrar itens de interesse na internet.

Lojas virtuais que valorizam a cauda longa:

Supermercados: www.extra.com.br www.carrefour.com.brwww.hiperviabrasil.com.br.

Livrarias:
www.livrariasaraiva.com.br www.leitura.com.br.

Lojas de Roupa e moda:
http://www.magazineluiza.com.br www.cea.com.br www.mariza.com.br.




Texto por André Vinícius Rodrigues Teixeira
Apresentação por Carolina Maia do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário