quarta-feira, 6 de julho de 2011

A evolução das empresas graças à evolução da TI

Empresa de design de automóveis 0.0
 Caracterísitcas

  • Baseada em comando e controle
  • Hierárquica
  • Baseada em autoridade
  • Baixo custo de integração
  • Alto custo de produção
  • Alto grau de controle, fechada
  • Baixa variabilidade, flexibilidade
  • TI centralizado
  • BD corporativos
  • Sistemas isolados
  • Main Frame

  • Possui uma estrutura hierárquica que distancia os designers dos administradores da empresa
  • Existe um centro de comando que define os procedimentos a serem seguidos
  •  Possui uma produção engessada em modelos de automóveis pré-definidos
  • Existe pouco espaço para a criatividade individual dos designers
  • Apesar do baixo custo de integração, manter uma estrutura que viabiliza essa união dos integrantes da empresa é caro.
  • Todos os recursos de informática são centralizados e disponibilizados apenas internamente aos funcionários, sem interatividade com clientes.




 Empresa de design de automóveis 1.0
 Características

  • Baseada em delegação
  • Hierarquia achatada e distribuída
  • Ágil e dinâmica
  • Baseada em especialização
  • Baixo custo de produção
  • Alto custo de integração
  • Outsourcing
  • Inserida na globalização
  • TI distribuídos
  • Redes corporativas
  • BD distribuídos
  • EAI
  • Processos na Internet


  •  Há uma divisão das responsabilidades administrativas entre setores
  • Os níveis de hierarquia são reduzidos, de forma que diferentes setores cuidam de diferentes aspectos da administração e da produção
  • Com isso, o processo produtivo e administrativo se torna mais ágil e dinâmico
  • O custo de integração se torna mais alto, pois são necessários procedimentos adicionais para viabilizar esse processo de produção distribuída.
  • Os designers se especializam em determinadas etapas do processo de desenvolvimento dos modelos de automóveis
  • A criatividade ainda continua a ser coibida, porque o aspecto de controle rigoroso do processo de produção por parte da administração ainda se mantém, mesmo que esteja distribuído
  • Começa a haver terceirização das "atividades meio"
  • Surgem redes corporativas, ou seja, diferentes unidades das empresas se comunicam por meio de uma rede única, uma intranet e compartilham os mesmos bancos de dados. Ocorre uma certa integração com a internet, não o suficiente para possibilitar a interação do usuário com a empresa.




 Empresa de design de automóveis 2.0
 Características

  • Baseada em colaboração
  • Contribuída pelo cliente usuário
  • Aberta, transparente
  • Conectada
  • Flexível, adaptável
  • Baseada em talentos
  • Tudo em outsourcing
  • Arquitetura orientada a Serviços - SOA
  • TI de integração
  • Web Services
  • Sistemas de Gerência de Processos de Negócios
  • Web 2.0, software social

  •  Os designers dos modelos de automóveis têm uma maior autonomia para influenciar o processo produtivo e agregar novas tendências a ele.
  • O cliente passa a influenciar muito o processo de produção com o feedback dos produtos, possibilidade proporcionada pela conectividade da empresa à web
  • A empresa passa a valorizar o talento de seus funcionários e o conhecimento que eles detêm
  • Total terceirização das "atividades meio"
  • Integração dos sistemas internos da empresa por meio da internet com o uso de Web Services
  • Valoriza-se a utilização de aplicativos para gerenciar os processos de negócios.
  • O feedback dos clientes passa a ser valorizado como um importante fator no processo de produção e com isso os "softwares sociais", que possibilitam a interação de clientes com a empresa e entre si, também são valorizados.


Por Glauber Martins

2 comentários:

  1. Acredito que as empresas que estão inseridas no contexto 2.0, estão envolvidas por uma tecnologia que permite uma maior integração com a parte "Social", é importante que as empresas utilizem as novas ferramentas de Web 2.0, para conseguir uma capilaridade muito maior, ampliando seu conhecimento, seu mercado, seu contato com a vertente Social.

    ResponderExcluir
  2. As empresas que estão enquadradads na vertente de empresa 2.0 apresentam maior mobilidade e maior conectividade com o cliente, permitindo ser moldada de acordo com a vontade dos mesmos e se adequar, de forma mais propícia, à constante evolução da sociedade atual. Dessa forma, ela é não só mais flexível, como também escuta de maneira abrangente toda a gama de clientes que pretende atingir, podendo criar possibilidades de mercados onde não tinha e, por sua vez, tornando possível a solução do problema de "cauda longa".

    ResponderExcluir