domingo, 10 de abril de 2011

As Eras da Web

Web 1.0

Foi inventada para que pessoas e organizações compartilhassem  informações na forma de documentos hipertextos. As páginas eram estáticas e os usuários eram apenas consumidores de informações. Os usuários não podiam interagir com as páginas. Como instrumento de comunicação utilizava-se o e-mail.

Web 2.0

Caracterizada pelo surgimento das redes sociais e pela possibilidade de divulgação de informações por qualquer usuário. As páginas tornam-se interativas e ao mesmo tempo que os usuários consomem as informações eles podem também comentar sobre elas, deixar suas próprias experiências e opiniões na própria página para que o púlico veja. Além das redes sociais como Facebook e Orkut, surgem também as wikis que caracterizam-se por reunir o conhecimento publicado por qualquer usuário comum. Os blogs também aparecem como uma forma simplificada de se criar sites para usuários comuns. A massa de dados armazenada na nuvem aumenta exponencialmente. Os sites de comércio como a Amazon se proliferaram pela rede com a possibilidade de fácil interação entre usuário e vendedor. A venda de produtos pela internet torna-se uma opção para explorar a "Cauda Longa", conceito que define os produtos que são pouco populares. Como o espaço físico das lojas reais é limitado e existe um custo de estocagem dos produtos, elas normalmente optam por estocar e vender apenas os produtos mais populares. Com a possibilidade de vender pela internet, as empresas podem explorar também outros nichos de mercado, oferecendo produtos pouco populares, pois não existem limites de espaço e o produto não precisa ficar estocado. Se o cliente fizer um pedido, basta que o vendedor encomende o produto. Com isso, as empresas que vendem pela internet expandem suas fontes de lucro. Na Amazon, por exemplo, 25% do faturamento com a venda de livros é devido à cauda longa, que é composta por títulos menos procurados pelo público.



Link explicando a importância da cauda longa: http://techbits.com.br/2006/a-cauda-longa/

Web 3.0

Esta é a fase da Web que ainda está em desenvolvimento. Caracteriza-se pelo conceito de Web Semântica, que é uma extensão da Web 2.0 que permitirá aos computadores e humanos trabalharem em cooperação. Ela interliga significados de palavras e, neste âmbito, tem como finalidade atribuir um significado aos conteúdos publicados na internet, de modo que seja perceptível (que possa ser interpretado) tanto pelo homem como pelo computador. O principal exemplo de aplicação da Web Semântica é a melhoria dos sistemas de busca de informações: os buscadores tornam-se capazes de identificar o sentido das palavras chaves e classificar as informações de acordo com seu conteúdo.

Link explicando sobre Web Semântica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_sem%C3%A2ntica

Web X.0

Representa o futuro da internet. Sistemas inteligentes serão capazes de aplicar o conhecimento armazenado na nuvem e raciocinar sobre ele, com a utilização de novas técnicas de inteligência artificial. Além disso, a conexão com a Web será extendida a diversos objetos que utilizamos em nosso dia a dia (conceito conhecido como "internet das coisas") como a geladeira, a televisão, carro, tênis, relógio, etc...

Por Glauber Pereira de Moraes Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário